Pelo menos três tiroteios foram registrados no Loteamento Cipriano da Rocha, no bairro Parque Pinheiro Machado, na zona oeste de Santa Maria, entre a noite de sexta-feira (25) e de domingo (27). Por conta disso, as aulas da Escola Municipal de Educação Infantil Ivanise Jann de Jesus foram suspensas nesta segunda-feira (28).
O primeiro registro foi na noite de sexta-feira (25). Um adolescente de 17 anos foi atingido por pelo menos três tiros e precisou ser levado até o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A mãe dele relatou que a motivação é o tráfico de drogas. Na manhã de domingo, um adolescente de 15 anos foi apreendido e um homem de 26 anos foi preso depois de mais um registro de disparos de arma de fogo no loteamento.
Por fim, na noite de domingo, por volta das 22h, houve uma intensa troca de tiros entre criminosos e policiais da Brigada Militar.
Os moradores do local relatam que foram ouvidos muitos tiros e uma intensa movimentação de viaturas policiais.
— Foi um tiroteio muito forte. Ouviu-se muitos disparos de arma de fogo. Os moradores de mais perto disseram que houve confronto com a Brigada Militar. Também ouvimos os carros da Brigada passando em alta velocidade, "cantando pneu" — relata um morador que pediu para não ser identificado.
A ocorrência envolveu uma guarnição do Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar. Conforme o comandante do BP Choque, major Rodrigo Alves Kunzler, os policiais foram recebidos a tiros quando tentaram abordar suspeitos no local.
— Em uma dessas atividades de patrulhamento, a nossa guarnição visualizou alguns indivíduos suspeitos, e antes mesmo de conseguir fazer a abordagem, foi recebida a tiros, que foram revidados — explica o major.
O major relata que somente neste ano, cerca de 9,5 mil pessoas já foram abordadas apenas pelo BP Choque naquela região e também na zona norte. Conforme ele, o local já recebe uma atenção especial de policiamento e o revide dos criminosos se deve a essa pressão que eles estão recebendo da Brigada Militar.
— Eles estão se sentindo intimidados pela presença da polícia no local. Isso pode ter desencadeado essa reação violenta, porque esse confronto não se deu entre grupos rivais, e sim um ataque direto à guarnição da Brigada. Estamos entendendo que eles estão dispostos a esse enfrentamento devido a essa pressão que estamos fazendo no local — analisa.
O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Paulo Antônio Flores, reforça a fala do major Kunzler, de que a região é uma área de forte tráfico de drogas. Ele também afirma que nesta manhã foi ainda mais reforçada a presença de policiais na região.
— É uma área está conflagrada pelo tráfico de drogas. O nosso policiamento está direto ali, por isso está havendo confrontos. Estamos atuando forte para minimizar isso. Agora de manhã empregamos também a Rocan (ronda com apoio de motocicletas) lá. Estamos trabalhando forte para tentar diminuir — destaca Flores.
Conforme a Secretaria de Educação de Santa Maria, a previsão é que as aulas sejam retomadas nesta terça-feira (29). Os pais e responsáveis por alunos serão contatados para confirmar o retorno.