A Polícia Civil prendeu em flagrante, em Pelotas, uma jovem de 18 anos que estaria ajudando o padrasto a realizar extorsão de homens por meio de redes sociais. A suspeita da polícia é de que ela chantageava as vítimas que encaminhavam fotos íntimas e pedia dinheiro para não divulgar o material.
A jovem — que não teve o nome divulgado — foi presa enquanto tentava sacar R$ 2 mil de um depósito feito por um homem de Santa Catarina. Na abordagem, ela confessou que estava tentando sacar o valor a mando do padrasto, que cumpre pena em regime fechado no Presídio Regional de Pelotas (PRP).
— Esse tipo de crime, em geral, causa severos danos psicológicos às vítimas, que muitas vezes não registram a ocorrência. Neste caso, identificamos uma vítima de Santa Catarina que tinha realizado exatamente o depósito de R$ 2 mil,pouco antes de a suspeita ir ao caixa eletrônico — afirmou o delegado Gustavo Pereira, responsável pelas investigações.
O chamado "golpe do nudes" vem crescendo ao longo dos anos. Geralmente, os criminosos criam um perfil falso de uma jovem na rede social que adiciona diversos homens e passa a conversar com eles. Depois, quando o diálogo avança, são encaminhadas fotografias íntimas de uma jovem, que passa a solicitar que o contato faça o mesmo.
A jovem presa em Pelotas foi levado a Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) e irá responder pelo crime de estelionato, com pena de um a cinco anos de prisão.