O autor do disparo que atingiu um bebê de um ano e oito meses no final da noite de sexta-feira (21), em Passo Fundo, foi identificado pela Polícia Civil. O suspeito deverá se apresentar com advogado na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da cidade na próxima terça-feira (25) . A criança segue internada em estado grave no Hospital São Vicente de Paulo, passou por cirurgia e está no Centro de Terapia Intensiva (CTI).
A família trafegava a uma quadra de casa, no bairro São Luiz Gonzaga, quando o crime aconteceu, por volta das 23h. O bebê estava no banco de trás com a mãe e o irmão, um menino de quatro anos, que não se feriram.
De acordo com o delegado Fábio Idalgo Peres, que atendeu a ocorrência e ouviu as testemunhas, a família não era alvo dos disparos. Ao longo do final de semana, a dinâmica dos disparos foi esclarecida. Um dos tiros perfurou o vidro traseiro do carro, atingindo o menino. Além do homem já identificado, há suspeita de mais pessoas envolvidas na ação.
— Os tiros não eram para o veículo, estamos identificando a motivação dos disparos. Foi uma fatalidade que o carro passou naquele momento e não tinha nada a ver com os tiros. O autor não queria acertar o carro e errou na execução. A criança estava de pé, no banco de trás, se mexendo. A família estava na esquina de casa, em uma rua calma do bairro, que não tem tráfego intenso — explica o delegado.
A família havia saído para levar o irmão da mãe do bebê em casa. O homem sentou no banco do carona. A mãe e as duas crianças ficaram no banco de trás e, após deixar o irmão, a mulher seguiu onde estava. O pai das crianças dirigia o veículo:
— A família fez um trajeto curto, dentro do bairro deles, para levar o tio em casa. Eles simplesmente estavam passando naquele local, naquela hora.
A polícia busca imagens de câmeras de segurança que possam trazer mais detalhes de como a ação aconteceu. Durante a próxima semana, novas testemunhas serão ouvidas. O inquérito ficará a cargo da delegada Daniela Minetto, titular da DHPP de Passo Fundo.