A Guarda Municipal de Gravataí, na Região Metropolitana, prendeu na noite desta sexta-feira (8) um homem que xingou e agrediu funcionárias da prefeitura. As quatro mulheres estavam atuando como orientadoras da população para explicar a importância do uso da máscara e outras ações de proteção, como o distanciamento nas filas.
Ao ser abordado, o homem, que não estava usando máscara, afirmou que não iria colocar a proteção. Ele passou, então, a xingar as orientadoras e empurrou uma delas. A Guarda Municipal foi chamada e o homem também desacatou os agentes. Ele foi conduzido pelos guardas até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuado em flagrante. Para ingressar no local, os agentes colocaram uma máscara no detido.
De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) e coordenador do grupo de orientação, o homem também infringiu o Artigo 268 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940 (Código Penal), que estabelece: “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. O coronel Flávio Lopes afirma que o caso foi uma exceção na comunidade.
— Essa situação é inédita aqui em Gravataí. As pessoas estão, na imensa maioria, realizando todas as regras de distanciamento e usando a máscara. Quem não está, é orientado e passa a cumprir as medidas — destacou o secretário Flavio Lopes.
O homem detido tem antecedentes criminais por brigas e agressões.
O uso de máscara em locais públicos é obrigatório no município desde o dia 27 de abril.