A Galeria Santa Fé, localizada na Avenida Salgado Filho, no centro de Porto Alegre, foi alvo de criminosos durante o fim de semana. Ainda não se sabe o dia em que ocorreu a invasão, que foi percebida na manhã desta segunda-feira (2) pelos funcionários do local.
O estabelecimento, que, além de lojas, possui oito andares de salas comerciais, está fechado e isolado pela Brigada Militar. O prédio fica entre a Rua Doutor Flores e a Avenida Borges de Medeiros.
Das 28 lojas da galeria, pelo menos 10 foram danificadas. Conforme João Batista Corrêa, primeiro funcionário a chegar, por volta das 7h, salas do terceiro andar também foram arrombadas.
— Eu cheguei, levantei a cortina de ferro e vi a bagunça. Pensei que era obra. Aí que eu percebi que haviam roubado. Agora, não sei quando nem por onde entraram — conta.
Nesta manhã, um grupo de cerca de 50 pessoas aguardava do lado de fora para ingressar na galeria, onde funcionam lancherias, óticas, salões de beleza, tabacaria e uma lotérica — que, segundo um funcionário, não foi atacada. Além disso, há cursos pré-vestibular, preparatórios para concursos, salas de educação a distância e escritórios de contabilidade no local.
Os criminosos também acessaram uma joalheria que fica ao lado da galeria, também na Avenida Salgado Filho. Os bandidos entraram na loja e cortaram o cofre do estabelecimento, levando todo o estoque que havia nele.
— Sinto impotência. Trabalho, pago imposto, aluguel… Até cuia e bomba levaram. Perco a vontade de continuar — diz o proprietário da joalheria, Roberto Pulla, 64 anos, que conta que já havia sido alvo de assaltantes no ano passado.