Os secretários da Administração Penitenciária Estadual, Cesar Faccioli, e extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Bruno Vanuzzi, receberam nesta quarta-feira (3) Yonathan Ofek, representante da empresa norte-americana BSD Manhattan, que investe em construção e tecnologia em penitenciárias dos Estados Unidos, México, Israel e Alemanha. O objetivo foi discutir uma possível parceria para a instalação de uma nova prisão no Rio Grande do Sul.
De acordo com o advogado, João Victor Domingues, ex-secretário de Infraestrutura, que intermediou o encontro, por meio de um consórcio, a BSD opera em mais de 50 prisões. Desta, 18 são no México, e o empresário convidou uma comitiva do Estado para visitar uma delas, em Monterrey.
A proposta da BSD, de acordo com Domingues, é instalar uma penitenciária estadual no Rio Grande do Sul, em parceria com o Estado: a empresa se encarregaria da construção e pelo suporte na manutenção (gestão de equipamentos de segurança, limpeza e alimentação). O gerenciamento da execução penal seguiria sob responsabilidade do Estado.
Questionado, Faccioli confirmou que o assunto está sendo estudado pela administração penitenciária.
— Uma das possibilidades dentro do compromissão de expansão de vagas prisionais é sim a PPP (Parceria Público-Privada). Estamos definindo, primeiro, a viabilidade, possibilidade e a questão de oportunidade e interesse. É uma possibilidade e estamos trabalhando com afinco nesse sentido.