Uma quadrilha explodiu uma agência do Banco do Brasil por volta das 3h30min desta quarta-feira (14), em Butiá, Região Carbonífera. Ao menos cinco homens foram vistos por moradores da cidade cometendo o crime. A Polícia Civil afirma que o dinheiro do cofre foi levado.
Segundo a Brigada Militar, os bandidos primeiro quebraram a marretadas a entrada do banco. Parte do grupo foi direto para o cofre e realizou ao menos três explosões, enquanto o resto ficou nas proximidades da agência. Armados com fuzis, eles atiraram várias vezes para o alto.
Depois, os criminosos fugiram pela BR-290 em ao menos um veículo. A polícia faz cerco na região. Por volta das 7h, um carro abandonado foi encontrado na Estrada da Quitéria, no limite de Butiá com São Jerônimo. O Fiat Brava branco foi deixado atravessado na via, com as portas abertas.
A área da agência ficou isolada para que o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) verificasse se havia explosivos armados no local que necessitavam ser desativados. Por volta das 9h, a BM confirmou que não havia mais bombas. O SAMU e o Corpo de Bombeiros chegaram a ficar nas proximidades do banco para socorrer policiais em caso de eventual explosão.
Este é o ataque a banco de número 147 de 2018 no Rio Grande do Sul, segundo balanço de GaúchaZH. Em novembro, 14 crimes a instituições bancárias foram registrados no Estado.
Nesta segunda-feira (12), um supermercado da cidade foi atacado por três criminosos encapuzados e armados. Cerca de 20 clientes e funcionários foram feitos reféns durante o assalto.