No ranking dos municípios mais violentos do país, o Rio Grande do Sul é representado nas cem primeiras posições por cinco cidades, entre elas, Alvorada, a 12ª colocada, e Porto Alegre, a 99ª. Situação bem diferente vive a vizinha Santa Catarina. A lista dos 304 municípios que compõem o Atlas da Violência 2017, divulgado na segunda-feira com dados de 2015, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta Jaraguá do Sul e Brusque, ambos catarinenses, como os mais pacíficos do país com população acima de 100 mil habitantes. Santa Catarina não tem representante entre os cem mais violentos.
Leia mais
Brasil tem mais assassinatos em três semanas do que mortos em 498 atentados pelo mundo
Resolução de casos e atuação em rede colocam Bagé entre as cidades com menor taxa de homicídios do país
Ranking aponta Alvorada como o 12º município mais violento do Brasil
Na comparação entre Rio Grande do Sul, Paraná e Belo Horizonte, Estados com Regiões Metropolitanas que variam de 3,3 milhões a 5,3 milhões de habitantes e capitais com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) equivalentes, entre 0.805 e .823, o Estado do Sudeste tem uma cidade a mais na lista dos cem com maior taxa de homicídios. A diferença é que dois são do interior mineiro.
Os cinco municípios paranaenses e gaúchos entre os cem mais violentos integram as regiões metropolitanas.
Das três capitais, apenas Porto Alegre, compõe a ingrata lista. Curitiba, com taxa de 32 homicídios a cada 100 mil habitantes, é a 154ª, e Belo Horizonte, a 170ª colocada, tem taxa de 29 homicídios. Porto Alegre, com índice de 48,5, é a que tem o menor IDH entre as três.
– A situação é preocupante, pois o Rio Grande do Sul, historicamente, tem uma situação que não é das piores em relação ao país. Esse indicador mostra que estamos caminhando para se igualar em violência a Estados no Norte e Nordeste – analisa o sociólogo Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, professor da PUCRS e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Comparativos
Região Metropolitana de Porto Alegre
Municípios: 34
População: 4 milhões
IDH: 0.805
Região Metropolitana de Curitiba
Municípios: 29
População: 3,3 milhões
IDH: 0.823
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Municípios: 34
População: 5,3 milhões
IDH: 0.810
Fonte: governos estaduais
Cidades gaúchas, paranaenses e mineiras entre as cem mais violentas do país
8ª Piraquara/PR
12ª Alvorada/RS
17ª Almirante Tamandaré/PR
32ª Viamão/RS
33ª Betim/MG
56ª Araucária/PR
61ª Colombo/PR
65ª Vespasiano/MG
76ª Sabará/MG
79ª Coronel Fabriciano/MG
81ª São José dos Pinhais/PR
83ª São Leopoldo/RS
84ª Governador Valadares/MG
89ª Canoas/RS
93ª Contagem/MG
99ª Porto Alegre/RS