Na manhã desta segunda-feira (15), a Polícia Civil deflagrou a Operação Puro Sangue com o objetivo de reprimir maus-tratos a cavalos em Porto Alegre. A ação ocorreu nas proximidades da Ceasa, bairro Anchieta, Zona Norte. Até as 8h30min haviam sido apreendidos quatro animais, dois por maus-tratos e dois por descumprimento à lei municipal que proíbe a circulação de carroças.
A ação é da Delegacia do Meio Ambiente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Associação Rio-grandense de Proteção aos Animais (ARPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).
Leia mais:
Polícia desarticula quadrilhas que roubavam celulares em depósito e loja na Região Metropolitana
Protesto pede justiça no caso de grávida morta em Alvorada
Homem é executado a tiros no bairro São Luiz em Farroupilha
– A ação teve como alvo os carroceiros, que procuram o local para recolher frutas, verduras e papelões, em razão das inúmeras denúncias de maus-tratos tratos recebidas pela Dema – afirmou a delegada Marina Goltz.
Os proprietários dos cavalos foram conduzidos para a Dema e responderão a Termo Circunstanciado pelo crime de maus tratos contra animais, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.
Os cavalos apreendidos foram encaminhados ao Abrigo de Animais da EPTC, no bairro Lami. As carroças apreendidas foram destinadas ao depósito da EPTC.