Se 2016 foi um ano marcado por aumento nos índices de homicídio em Porto Alegre, que registrou 27,4% mais assassinatos que o ano anterior, 2017 começou também com violência.
Entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, pelo menos sete pessoas foram executadas e uma ambulância foi abordada por bandidos na Zona Norte.
Os crimes iniciaram por volta de 21h no bairro Passo das Pedras. Segundo a Polícia Civil, uma ambulância do Samu foi parada por três veículos com sete pessoas armadas. Os criminosos colocaram o corpo do adolescente Talisson Douglas Barros, de 15 anos, na maca da ambulância e ordenaram que a equipe o levasse ao hospital. O adolescente foi vítima de um tiroteio que deixou outras três pessoas feridas.
Leia mais
Morre segunda vítima de explosão de fogos em Réveillon em Tupanciretã
Homem é executado a tiros enquanto dirigia na BR-116, em São Leopoldo
Em menos de quatro horas, cinco pessoas são mortas em Porto Alegre
Rio Grande do Sul registra 15 assassinatos em menos de 24 horas
Segundo a coordenadora de enfermagem do Samu, Ana Maciel, o enfermeiro da unidade móvel orientou o grupo a acionar a Brigada Militar, pois o adolescente já havia morrido. Contrariados em chamar a polícia, os criminosos exigiram que a ambulância conduzisse a vítima. Após atender a determinação do bando, o Samu pediu escolta da Brigada Militar e levou o corpo até o Hospital Cristo Redentor.
– Quando se constata o óbito, não se coloca dentro da ambulância, esse trabalho é da perícia. A unidade estava indo para outro atendimento que acabou sendo inviabilizado. As equipes estão preparadas para lidar com situações de estresses, mas não podem ser ameaçadas, isso dificulta o nosso trabalho, a população perde com isso – avaliou a coordenadora.
Segundo a Polícia Civil, o tiroteio é mais um episódio do conflito entre duas facções rivais que disputam território no bairro Passo das Pedras.
Seis mortes na madrugada
Mais tarde, conforme informações da Brigada Militar, um duplo homicídio foi registrado no bairro Rubem Berta. Dois homens foram executados por volta de 1h40min na Rua Osvaldo Franca Júnior, no bairro Rubem Berta.
Vinte minutos depois, um homem foi assassinado na Rua Domingos de Abreu, no bairro Sarandi. Passaram-se mais 10 minutos até o terceiro crime, quando um casal foi morto dentro de uma casa na Rua Irmãos Maristas, no bairro Jardim Leopoldina.
O último homicídio aconteceu por volta de 5h. Uma mulher foi morta na rua Jornal O Povo, no bairro Jardim Itu-Sabará. Em princípio, a morte dela teria relação com uso de drogas. Todas as vítimas da madrugada foram assassinadas a tiros e ainda não foram identificadas.
De acordo com o Departamento de Homicídios, o duplo homicídio no Rubem Berta e a morte do casal no Jardim Leopoldina foram uma continuidade de conflitos entre as mesmas facções rivais que dominam o Passo das Pedras, onde morreu o adolescente. Porém, as disputas são regionalizadas.
Violência
Noite tem sete mortes e ambulância abordada por criminosos em Porto Alegre
Bandidos ordenaram Samu a conduzir adolescente morto no Passo das Pedras. Outras seis execuções ocorreram na zona norte da Capital
Schirlei Alves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project