Cinco presos estão, nesta sexta-feira (2), no ônibus-cela que foi reformado e começou a receber os detentos na última quarta. O veículo pertence à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e tem três celas no interior.
"Quando as delegacias estão lotadas, os detentos são encaminhados para o ônibus", diz o tenente-coronel Mário Ikeda.
Também conhecido como Trovão Azul, o ônibus foi reativado para tentar desafogar e reduzir o problema de superlotação dos presídios e carceragens de delegacias. O espaço tem capacidade de receber entre 20 e 30 pessoas.
Na prática, o veículo evita que os criminosos fiquem em viaturas enquanto aguardam uma vaga no sistema prisional.
Nesta tarde, as delegacias de Porto Alegre e da Região Metropolitana não enfrentam problemas de superlotação. No Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), nove presos estão no local que tem seis celas e pode receber até 18 detentos. A 2º DPPA está com a capacidade máxima com 10 presos e nas celas da 3ª DPPA há nove detentos.
Em Gravataí - que abriga os detentos da cidade, de Alvorada e de Viamão -, as duas celas, que juntas podem receber 12 detentos, estão com metade da capacidade. No município de Canoas, a situação não é diferente e não há criminosos em viaturas. A situação dos presos está sob controle com 15 presos.