Uma ação do Ministério Público Eleitoral com apoio da Brigada Militar e Polícia Civil prendeu 24 pessoas na noite deste sábado (1) no município de Sério, no Vale do Taquari. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, os presos estavam bloqueando uma estrada em um local chamado de Morro do Cachorro.
Conforme o promotor eleitoral da comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fioriolli, o grupo estava impedindo o acesso de pessoas para uma localidade onde há pelo menos 300 pessoas aptas a votar. Eles também estavam distribuindo santinhos e material eleitoral na região.
Quando as equipes chegaram ao local os presos estavam fazendo um churrasco. O candidato a vereador foi preso por estar levando carne e cerveja para os demais. Além disso, foi identificado que o grupo estava fazendo segurança para o candidato, o que configura crime de milícia. De acordo com a promotoria, há relatos também de que o grupo estava ameaçando moradores para que votasse no candidato.
Na abordagem, foram apreendidas armas e dinheiro. Segundo a promotoria, o pai do candidato tem ligação com o tráfico de drogas na região..
Os presos foram levados em um ônibus para Lajeado, onde prestaram depoimento e foram liberados devido a ausência de indícios para prisão preventiva, conforme o promotor. Eles responderão pelo processo em liberdade.