A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Decode, para desarticular uma quadrilha que adquiria drogas no Paraguai para distribuição na Serra gaúcha. Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Caxias do Sul, São Marcos e Florianópolis, em Santa Catarina.
Leia mais
Traficante internacional é um dos fugitivos da Penitenciária Industrial de Caxias
Identificado preso que filmou fuga em presídio de Caxias do Sul
Quatro PMs vigiavam presídio quando ocorreu fuga em Caxias
Também estão sendo sequestrados bens pertencentes aos investigados avaliados em mais de R$ 2 milhões, incluindo veículos, casas e apartamentos em Caxias do Sul e Florianópolis. As investigações iniciaram depois da fuga de três detentos da Penitenciária Industrial de Caxias, no início de janeiro deste ano.
Após fugir, o grupo voltou a atuar no tráfico internacional de drogas, principalmente com cocaína e crack, e também em roubos praticados no estado de Santa Catarina, onde dois foragidos foram capturados em 7 de abril ao assaltarem um hotel em Florianópolis.
Cinco pessoas foram presas em flagrante durante a investigação. Em 21 de abril, a PF apreendeu 12 quilos de cocaína em Vacaria, trazidos do Paraguai pelo grupo para distribuição no Rio Grande do Sul.