Conforme levantamento da reportagem da Rádio Gaúcha, com o assalto da madrugada deste sábado (14) à agência da Caixa Econômica Federal, no Bairro Santana, em Porto Alegre, chega a 11 o número de ataques com uso de explosivos no Rio Grande do Sul em 2013. Do total, oito foram a postos e agências bancárias, dois a estabelecimentos comerciais e um a carro forte. Em Porto Alegre, desde 2010, o ataque da madrugada deste sábado foi o segundo.
No assalto de hoje à agência da Caixa, criminosos utilizaram explosivos e a área de autoatendimento do estabelecimento ficou destruída. Pelo menos um caixa eletrônico foi aberto. Os moradores da região relataram ter escutado duas explosões, em um curto período de tempo, por volta das 3h30. Ainda na manhã de sábado, a Brigada Militar prendeu um homem, suspeito de ter participado do assalto, e apreendeu dois carros.
Segundo a Brigada Militar, um veículo modelo Astra, que foi apreendido na Rua Padre Antônio Vieira, estava encharcado com gasolina e havia explosivos dentro. O suspeito estava dentro de outro veículo apreendido, um Sandero, que teria sido visto por testemunhas no momento do ataque. A Polícia Federal está a cargo da investigação e está sendo realizada uma perícia no local. Ainda não foi divulgado se alguma quantia em dinheiro foi levada pelos criminosos.