Os últimos nove presos pela Operação Concutare, que estavam no Presídio Central, foram liberados pouco antes das 19h. Entre eles, estavam os ex-secretários de Meio Ambiente do Estado Carlos Fernando Niedesberg e Berfran Rosado, e da capital, Luiz Fernando Záchia, todos suspeitos de integrarem uma rede de corrupção que envolve a liberação de licenças ambientais.
Havia um pedido de prorrogação e revogação da prisão temporária, mas a juíza federal Karine da Silva Cordeiro, da 1ª Vara Criminal de Porto Alegre, negou o apelo da Polícia Federal e dez presos foram liberados. Quatro deles foram soltos durante a tarde. Ela assinou o despacho às 15h53.
Veja aqui a íntegra do despacho da juíza federal Karine da Silva Cordeiro
Nenhum deles conversou com os jornalistas. Todos deixaram o Presídio Central de carro - alguns com tanta pressa que deixaram o porta-malas do carro aberto. Záchia estava ao telefone no momento da saída. Alguns esconderam o rosto.
Também foram soltos o servidor da Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) Mattos'Alem Roxo, o consultor ambiental Lúcio Gonçalves da Silva Júnior, o funcionário do Instituto Biosenso Giancarlo Tusi Pinto, o engenheiro Bruno José Muller, o servidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) Alberto Antônio Muller, o assessor parlamentar Élvio Alberto dos Santos e o empresário Vanderlei Antônio Padov.
No início da tarde, os empresários Paulo Régis Mônego, Gilberto Pollnow e Marcos Aurélio Chedid tiveram a ordem de soltura confirmada.
Na quinta-feira foram liberados o empresário Nei Renato Isoppo, o engenheiro Joel Machado Moreira e o empresário Celso Rehbein.
Na terça-feira a Polícia Federal dispensou Disraeli Donato Costa Beber, suspeito de oferecer vantagem a servidor público na concessão de licenças ambientais, e Ricardo Sarres Pessoa, servidor da Fepam, que teria dado detalhes de como a fraude era operada.
Saiba Mais:
- Polícia Federal indicia 22 pessoas na Operação Concutare
- Polícia Federal vai intimar 100 pessoas para prestar depoimento na Operação Concutare
- Polícia Federal retoma hoje depoimentos da Operação Concutare
- Luis Fernando Záchia depõe por quase seis horas à Polícia Federal
- Quatro suspeitos de fraude ambiental começam a depor nesta tarde na PF
- Secretário do Meio Ambiente da Capital exonerado depõe nesta quarta na Polícia Federal
- Polícia Federal prende 18 pessoas por liberação irregular de licenças ambientais
Gaúcha
Presos da Operação Concutare deixam Presídio Central
Foi negado pedido de prorrogação da prisão temporária dos investigados
Geórgia Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project