Morar em um local seguro é uma das garantias mais efetivas de tranquilidade. Com isso, a procura por formas de aumentar a segurança em casas e prédios residenciais é uma preocupação cada vez mais recorrente. Um dos meios utilizados tem a tecnologia como aliada: o serviço de portaria remota. O programa consiste, basicamente, em uma base de operação que autoriza, ou não, a entrada de pessoas nos condomínios. Apesar de já utilizado no Brasil e em vários países, o sistema ainda gera algumas dúvidas sobre a sua eficácia.
Controlar quem entra ou sai é essencial, sejam entregadores, prestadores de serviços ou mesmo visitantes. Com este tipo de sistema, só quem for autorizado pelo morador entrará no condomínio, aumentando a segurança da sua família. Com a ajuda da Porter, referência em portaria remota, separamos seis mitos e verdades sobre o serviço. Confira:
1. É difícil de instalar
Mito. A primeira ideia que surge é de que o fato de envolver modernização e um sistema com tecnologia demanda muito trabalho e esforço. É importante ressaltar que a empresa responsável pela instalação cria um projeto da sua nova portaria, totalmente personalizado e adequado às necessidades do condomínio. A dica é escolher uma empresa com experiência e referência no setor, como a Porter, que conta com profissionais qualificados para orientar e auxiliar os condôminos para que se adaptem rapidamente.
2. Traz economia ao condomínio
Verdade. A portaria remota traz uma redução significativa de gastos com salários e encargos. A Porter, por exemplo, além de cuidar dos acessos ainda se responsabiliza pela manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos instalados. A tecnologia pode tornar o custo muito menor e a segurança muito maior.
3. É algo distante da realidade do Brasil
Mito. A portaria remota tornou-se comum em vários condomínios espalhados em todas regiões do Brasil. No caso da Porter, a tecnologia está presente em mais de 40 cidades do país e fora dele também, como no Chile. O serviço é cada vez mais popular e acessível.
4. É segura
Verdade. As câmeras registram tudo o que acontece, oferecendo constantes relatórios de áudios e vídeos. Operadores liberam a entrada de visitantes ou prestadores de serviços somente após a autorização do morador. Assim, a solução funciona de forma eficaz,24 horas por dia, e você pode ter a certeza de que os acessos estão seguros.
5. Torna a entrada de visitantes demorada
Mito. Muitos condôminos levantam essa questão pela central do sistema estar remota, mas a liberação da entrada de amigos, parentes, colegas de trabalho ou visitantes em geral é muito rápida. O aplicativo da Porter permite enviar um QR Code para que os convidados entrem rapidamente. A solução combina praticidade e segurança.
6. Torna a vida dos condôminos mais prática
Verdade. Com a portaria remota da Porter, por exemplo, o morador conta com um controle de acesso moderno e personalizado por meio de um aplicativo de celular, com registros e notificações push de entrada e saída dos usuários selecionados.