A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. Em uma tentativa de reduzir esse número - a meta da OMS é diminuir em 10% a taxa mundial até 2020 -, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.
- O suicídio é o desfecho de uma doença física ou mental e pode ser prevenido quando falamos sobre o assunto. Hoje, ele é tratado como tabu, o que contribui para que continue acontecendo - explica Roberta Grudtner, coordenadora da residência médica em psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Em Porto Alegre, as atividades em alusão à campanha vão incluir dois seminários de capacitação a servidores públicos, uma apresentação da banda da Brigada Militar na Esquina Democrática, com distribuição de panfletos informativos, e a iluminação, de amarelo, do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Laçador e do Beira-Rio.
Confira a programação:
Dia 9: divulgação de mensagens sobre suicídio no placar eletrônico do Estádio Beira-Rio durante o jogo Internacional x Palmeiras.
Dia 10:
- "Seminário de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio", organizado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul para servidores municipais de todo o Estado. No prédio dois do Fórum Central de Porto Alegre, das 9 às 16h. Inscrições pelo e-mail prevsuicidio@saude.rs.gov.br, e mais informações pelo telefone (51) 3901-1070.
- "Seminário de Prevenção ao Suicídio: Cuidando dos Cuidadores", destinado a servidores públicos. Das 8h30min às 11h, no auditório da Academia de Polícia Militar (Av. Cel. Aparício Borges, 2001), em Porto Alegre. Inscrições aqui.
- Apresentação da Banda da Brigada Militar, com divulgação de informações sobre a prevenção do suicídio. Na Esquina Democrática, às 16h.
- Iluminação do Beira-Rio e do Laçador de amarelo.
Dias 11 e 12: participação do Centro de Valorização da Vida (CVV) nas atividades do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju, no bairro Restinga.
Dia 12: Distribuição de folders e orientação sobre suicídio pela Cruz Vermelha na Feira de Orgânicos da Rua José Bonifácio, das 7h às 12h.
Ação voluntária
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é formado por voluntários que atendem ligações anônimas de pessoas que precisam desabafar e, em casos extremos, têm pensamentos suicidas. As mais de um milhão de assistências anuais são realizadas em 18 Estados mais o Distrito Federal, inclusive o Rio Grande do Sul, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (em Porto Alegre, na Av. José de Alencar, 414, sala 205) ou pelo site, via chat.