Saúde

Novo público
Notícia

Oito cidades da Região Metropolitana ampliam vacinação contra a gripe para pessoas acima de seis meses 

Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira (12) a ampliação da faixa de imunização

Kathlyn Moreira

Enviar email

Com a recomendação do Ministério da Saúde de vacinar todas as pessoas a partir de seis meses contra a gripe, ao menos oito cidades da Região Metropolitana confirmaram a ampliação do serviço na rede pública. 

Em Novo Hamburgo e Viamão, a população já pode se imunizar a partir deste sábado (13) em razão de mutirões que estão ocorrendo nas duas cidades. Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul e São Leopoldo vão liberar as doses para a nova faixa etária a partir de segunda-feira.

Já em Alvorada, a prefeitura afirmou que a vacina da gripe está liberada para todos os públicos a partir de seis meses há duas semanas, em todas as unidades básicas de saúde. 

A reportagem da Rádio Gaúcha entrou em contato com a prefeitura de Esteio, que disse que ainda não há uma definição sobre a ampliação do público. A questão será discutida na próxima segunda-feira. No momento, são imunizadas pessoas a partir dos 60 anos. 

Em Guaíba, a situação é semelhante. A prefeitura afirma que ainda não há uma definição sobre ampliação do público, podendo ter novidades na próxima segunda-feira. Atualmente, também são imunizadas pessoas a partir dos 60 anos no município. 


Na Capital, ampliação será de forma gradual 

Em Porto Alegre, a prefeitura ampliará a imunização para a população em geral a partir da segunda-feira (15). Para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a aplicação da vacina será de forma escalonada, começando pelo público a partir dos 50 anos na segunda-feira. 

No restante da semana, haverá uma redução de 10 anos de idade por dia até a liberação para todas as pessoas a partir dos seis meses na sexta-feira (19). Assim a aplicação da vacina ocorrerá da seguinte forma:

  • Segunda-feira (15) - pessoas com 50 anos ou mais
  • Terça-feira (16) - Pessoas com 40 anos ou mais
  • Quarta-feira (17) - Pessoas com 30 anos ou mais
  • Quinta-feira (18) - Pessoas com 20 anos ou mais
  • Sexta-feira (19) - Todas as pessoas a partir de seis meses de idade


Confira a situação na Região Metropolitana

Alvorada

Segundo a prefeitura, a vacina da gripe já está liberada para todos os públicos a partir de 6 meses há duas semanas, em todas as unidades básicas de saúde. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Basta levar carteira de vacinação e Cartão SUS. 


Cachoeirinha

A prefeitura confirma que a ampliação da vacinação para o público acima de seis meses nas unidades básicas de saúde irá ocorrer a partir de segunda-feira. Neste sábado, uma ação de aniversário do município, no Parcão da cidade, está aplicando as doses para pessoas a partir de cinco anos, em razão da estrutura disponível que não permite o cuidado necessário com crianças menores. 


Canoas

A cidade confirmou que vai liberar a imunização para este público a partir de segunda-feira. O imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h. Os locais não fecham ao meio-dia. A população deve apresentar o CPF ou o cartão do SUS. 


Esteio

Conforme a prefeitura, ainda não há uma definição sobre a ampliação do público. A questão será discutida na próxima segunda-feira. No momento, são imunizadas pessoas a partir dos 60 anos. 


Guaíba

A prefeitura afirma que ainda não há uma definição sobre ampliação do público e que pode ter novidades na próxima segunda-feira. Atualmente, são imunizadas pessoas a partir dos 60 anos no município. 


Gravataí

A prefeitura ainda está definido os detalhes, mas confirma que vai fazer a ampliação de público na próxima segunda-feira. Os detalhes serão divulgados nas redes sociais. 


Sapucaia do Sul

O município confirma que vai ampliar o público para a faixa etária acima de seis meses a partir de segunda-feira. Todos os postos de saúde farão a aplicação, exceto o São Caetano, que não possui sala de vacinação. 


Novo Hamburgo

A vacinação contra a gripe foi liberada para toda a população a partir deste sábado. Das 9h às 16h, a unidade móvel de saúde (Ônibus da Saúde) estará estacionada na Praça Centenário (esquina das ruas General Daltro Filho e Bartolomeu de Gusmão), no bairro Canudos, próximo à UPA, aplicando a imunização.

Entre as 13h e 18h deste sábado, haverá também vacinação no ponto de imunização do Bourbon Shopping Novo Hamburgo (andar térreo). O Shopping fica na Avenida Nações Unidas, 2001, no bairro Rio Branco.

Nos dois locais, é importante levar documento com foto e cartão do SUS de Novo Hamburgo. 

A partir da segunda-feira, todas as unidades de saúde do município farão a aplicação da vacina contra a gripe para toda a população. Também é necessário levar documento com foto e cartão do SUS de Novo Hamburgo para receber a imunização.


São Leopoldo

A partir de segunda-feira, a cidade inicia a vacinação contra a gripe para toda população acima de seis meses em todas as unidades de saúde com sala de vacina. O horário é das 8h30min às 11h30min, e das 13h às 16h30min.


Viamão

O município liberou a vacinação para todos os públicos acima dos seis meses de vida a partir deste sábado, em razão de um dia D em oito escolas da rede municipal, que aconteceu no turno da manhã. Durante a semana, as doses serão aplicadas em todas as 20 Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Três delas atendem até às 20h: São Lucas, Santa Isabel e Águas Claras.

Os documentos necessários são: carteira de vacinação; documento com foto; cartão SUS (se tiver). 


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00