A partir desta quarta-feira (20), profissionais da área da saúde, de proteção social ou que atuem diretamente na atenção de pessoas que vivem com HIV/aids podem participar de uma formação online para aprofundar os conhecimentos sobre a doença. Gratuito, o curso Zero Discriminação e HIV/Aids é promovido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio da Secretária Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS).
O projeto aborda o conhecimento sobre os múltiplos aspectos da epidemia de HIV/Aids, a partir de tópicos como estratégias de resposta, atualização sobre aspectos teóricos e conceituais, aspectos biomédicos e vulnerabilidades que afetam as pessoas vivendo com HIV.
“Neste sentido, acreditamos que a educação, o acesso à informação baseada em evidências e o uso de uma linguagem não estigmatizante são elementos fundamentais para contribuir com profissionais de saúde para que possam prestar um serviço zero discriminação e aproximem os serviços de saúde de populações-chave e pessoas vivendo com HIV. Estamos muitos felizes em oferecer este curso à comunidade em parceria com a Abrasco”, diz Claudia Velasquez, representante e diretora do Unaids no Brasil.
As aulas estão disponíveis em diversos formatos, como vídeo, texto, áudio e galerias. Como complemento, a formação disponibiliza, ainda, acesso a materiais e apresentações relacionados ao tema.
O projeto do curso Zero Discriminação e HIV/Aids foi elaborado pelo Grupo Temático Saúde LGBTI+, da Abrasco e coordenado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os conteúdos foram desenvolvidos com a participação de representantes de diversas áreas, como organizações da sociedade social, movimentos sociais, pesquisadores, educadores e artistas.
O curso está disponível na plataforma Lumina (clique aqui para acessar), da UFRGS, de maneira aberta e gratuita. Para ter acesso, basta realizar um cadastro na plataforma e responder a um questionário de perfil sociodemográfico. Ao fim do curso, os participantes receberão um certificado.