
Quem olha a explosão de notificações de covid-19 em Santa Cruz do Sul na última semana pode, erroneamente, supor que a cidade se tornou o novo foco da doença. No entanto, em vez de uma alta vertiginosa de novos casos, Santa Cruz do Sul convive, nos últimos dias, com a descoberta de milhares de contaminações antigas que estavam represadas no sistema e que começam a aparecer nos dados oficiais (veja gráfico abaixo).
Conforme a Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz do Sul, são cerca de 4,2 mil casos positivos que estavam pendentes de lançamento no sistema nacional do Ministério da Saúde. Cerca de 2,5 mil dessas inconsistências já foram resolvidas, o que já fez a curva de casos inseridos no sistema subir bruscamente na última semana.
A subnotificação de casos reflete o caos sanitário pelo qual passou o Rio Grande do Sul nos últimos meses. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul, Tainã Bartel, no momento de colapso, faltaram trabalhadores e estrutura física para fazer o lançamento detalhado de dados dos pacientes com covid-19.
— Naquele momento forte da pandemia, o pessoal não conseguiu se deter na questão do sistema para ver as inconsistências. Quando aumentou muito o número de casos, a gente não tinha nem estrutura física nem recursos humanos para resolver as inconsistências de casos passados. Assim, os casos com inconsistência não estavam contabilizados — explica Bartel.
As chamadas inconsistências, que fazem com que um caso confirmado não apareça no sistema nacional, podem ser fruto de digitação errada ou da falta de inclusão de dados básicos do paciente. Só depois de as pendências serem resolvidas, um caso positivo aparece na contagem oficial do Ministério da Saúde.
— A gente não tinha recursos humanos suficientes quando houve o aumento de casos. Então, a parte burocrática a gente foi deixando para depois. Mas é importante dizer que não há, neste momento, aumento de casos (ativos) na cidade — acrescenta a enfermeira Vanda Beatriz Hermes, responsável pela vigilância epidemiológica da cidade.
A checagem das inconsistências e o lançamento de dados deve ser concluído até a próxima semana, segundo a Vigilância Sanitária municipal. Ainda conforme o órgão, o número oficial de óbitos por covid-19 na cidade também está sendo revisado.
Como é a maior cidade daquela área, o lançamento de milhares de casos antigos fez crescer também a incidência de casos acumulados na região covid de Santa Cruz do Sul. O Comitê de Dados do governo do Estado confirma que se tratam de casos antigos e não de um aumento momentâneo da transmissão.