Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem solicitar medicamentos e terapias nutricionais de responsabilidade estadual por meio da plataforma Farmácia Digital RS. Nela, é possível cadastrar os documentos obrigatórios, submeter para avaliação e receber a resposta da aprovação ou não dos pedidos.
Entre os benefícios dessa iniciativa, além da maior agilidade para o usuário do serviço na abertura de um processo administrativo para a primeira solicitação, ocorre a diminuição do fluxo de usuários nas dependências das farmácias.
— No atual contexto, é uma ação que corrobora com as medidas de enfrentamento à covid-19, trazendo mais segurança aos usuários e aos profissionais — explica o coordenador da Divisão de Avaliação e Monitoramento de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica, Rodrigo da Costa.
A plataforma digital contém 20 linhas de cuidado que englobam 113 medicamentos e terapias nutricionais. São medicamentos para agravos como anemias na doença renal, asma, diabetes, dor crônica, doença de Parkinson, doença pulmonar, glaucoma e osteoporose, entre outros.
Mensalmente, cerca de 2,7 mil pessoas fazem solicitações presenciais nas Farmácias de Medicamentos Especiais de remédios que já estão disponibilizados na plataforma digital. A perspectiva da Secretaria Estadual de Saúde é que os usuários passem a solicitar os medicamentos digitalmente, podendo reduzir a demanda em até 35% de novos pedidos presenciais.
A primeira solicitação de medicamentos está limitada para pessoas com mais de 18 anos. Além disso, nem todos os medicamentos foram disponibilizados para realização do pedido digital porque alguns requerem exames e perícia mais complexos.
Lembrando que, hoje, além da solicitação inicial, é preciso fazer a atualização dos laudos a cada período de tempo para continuar recebendo os remédios. Por enquanto, a plataforma só permite a abertura da primeira solicitação, mas a expectativa do Departamento de Assistência Farmacêutica é de possibilitar a reavaliação do tratamento também de maneira digital em breve, assim como oferecer outros medicamentos e a disponibilidade da ferramenta para menores de 18 anos, podendo ser solicitados por seus responsáveis.
Após a realização da solicitação digital, o usuário recebe via e-mail e SMS o comprovante de seu pedido com número para acompanhamento na própria plataforma. Caso o pedido for aceito, o usuário precisa levar os documentos originais relacionados ao seu tratamento na Farmácia de Medicamentos Especiais de seu município e retirar o medicamento solicitado.
Em janeiro, foram instalados dois totens com tablets e acesso à internet na Farmácia de Medicamentos Especiais de Porto Alegre, para os usuários realizarem as solicitações digitais de medicamentos. As orientações são prestadas por um funcionário que fica na farmácia explicando como a plataforma digital deve ser usada.
Veja o passo a passo de como fazer a solicitação
1) Acesse a plataforma e clique em "solicitação digital de medicamentos"
2) Informe o nome ou parte do nome do medicamento para verificar se ele está disponível para solicitação digital
3) Em seguida, clique no botão "mais informações", que irá aparecer embaixo do nome do remédio escolhido
4) Confira na lista para quais códigos de CID-10, a classificação internacional de doenças, o medicamento poderá ser solicitado. Caso a CID-10 corresponda com a sua doença, clique em adicionar medicamento
5) Em seguida, você vai precisar entrar em sua conta do Login Cidadão. Caso você não tenha conta, é preciso se cadastrar. Se você já tem cadastro, basta indicar e-mail e senha
6) Depois de adicionar todos os medicamentos que você precisa, clique em "solicitar medicamentos"
7) Verifique se as informações que aparecerão na tela estão corretas. Se necessário, faça as correções. Se tudo estiver ok, clique no botão "próxima", no canto superior direito
8) Em seguida, você precisa anexar os documentos obrigatórios. Para isso, clique no botão "anexar", selecione o documento correspondente ao arquivo que será anexado e adicione o PDF ou imagem na área solicitada. Depois de ter adicionado todos os documentos, clique em "próxima"
9) Chegou o momento de você informar os dados adicionais que correspondem a cada medicamento solicitado, como o código internacional de sua doença (CID). Este código costuma ser informado na receita, laudo médico, laudo para solicitação de medicamento (LME) ou laudo para solicitação de fórmulas nutricionais (LFN)
10) Nesta mesma página, após informar o CID, você vai precisar indicar a quantidade mensal de comprimido, a data do laudo, entre outras informações adicionais necessárias. Após informar todos os dados, clique em próxima
11) Em seguida, você precisa anexar os documentos específicos para cada medicamento solicitado, como por exemplo, exames. Depois, clique em "próxima"
12) Na última etapa, revise sua solicitação. Caso haja algum erro, clique em "voltar"
13) Se estiver tudo certo, assinale a opção de declaração de veracidade das informações e finalize sua solicitação