O Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmou o segundo caso de covid-19 em Cachoeira do Sul. Trata-se de um idoso, de 84 anos, que está internado no Hospital de Caridade e Beneficência. A prefeitura afirma que a vítima não viajou antes de contrair a doença. Assim, é a primeira vez na Região Central que ainda não está confirmada a origem da contaminação.
Agora, a Secretaria de Saúde trabalha para descobrir como se deu o contágio e busca investigar a possibilidade de transmissão comunitária. Nas outras quatro cidades que têm casos de coronavírus, as vítimas viajaram, pelo menos para fora do Estado, e quando voltaram apresentaram sintomas. Se a situação se confirmar, seria o primeiro caso na Região Central de transmissão comunitária.
Conforme o secretário de Saúde de Cachoeira do Sul, Roger Gomes, é possível que o idoso tenha alta ainda nesta semana. Assim, profissionais do setor de epidemiologia da cidade farão uma entrevista com a vítima, para checar como ele pode ter se contaminado.
Segundo o secretário, a família tem um mini-mercado em Cachoeira do Sul. O idoso não trabalha no local, mas é possível que algum parente, que tenha tido contato com diversas pessoas por conta do estabelecimento, possa ter passado o vírus à vítima. Nenhum familiar apresentou sintomas da doença. Eles seguem sendo monitorados.
Cachoeira do Sul foi a primeira cidade da região a suspender aulas e atividades para evitar a transmissão do coronavírus. Mesmo assim, empata com Santa Maria no número de casos de covid-19 confirmados pelo Lacen. Agora, além das definições impostas recentemente pelo governo do Estado, o município também decretou o fechamento de restaurantes e lancherias a partir das 19h, além de restringir as aglomerações em praças da cidade.