A falta de doses da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, chegou a um nível crítico nesta semana em Porto Alegre. Devido ao problema, a oferta da imunização, que já era restrita, foi reduzida para seis postos de saúde.
As unidades onde a vacina é oferecida são Moab Caldas (bairro Santa Tereza), Chácara da Fumaça (Mário Quintana), São Carlos (Agronomia), Navegantes, Camaquã e Restinga, localizadas em bairros de mesmo nome (confira os endereços abaixo). Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os postos recebem também pacientes de outros municípios da Região Metropolitana onde não há mais doses – o que faz com que as vacinas se esgotem ainda mais rapidamente.
O abastecimento está sendo feito de forma irregular desde julho. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina pentavalente adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (APAS) e foi reprovada em teste de qualidade feito pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por esse motivo, as compras com o antigo fornecedor foram canceladas.
Em Porto Alegre, foram recebidas apenas 2 mil doses em outubro, sendo que o fornecimento regular para este mês seria de 5 mil. Segundo a SMS, cerca de 90% das doses necessárias para novembro foram repassadas. Assim, mais postos devem oferecer a vacina a partir da próxima semana.
Procurados, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde informaram que cerca de metade das doses previstas para regularizar a distribuição já foram encaminhadas. Somente em outubro, foram repassadas 36 mil vacinas para o Rio Grande do Sul. A expectativa é normalizar o fornecimento durante o mês de novembro.
O Ministério da Saúde informou também que a logística e abastecimento das salas de vacinação são de responsabilidade de cada município. A pasta informou ainda que não há emergência epidemiológica das doenças cobertas pela vacina pentavalente. Ainda conforme o MS, quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre agosto e novembro para que sejam vacinadas.
Unidades de saúde com a vacina na Capital:
- US Moab Caldas (Av. Moab Caldas, 400, bairro Santa Tereza)
- US Chácara da Fumaça (Av. Martim Félix Berta, 2432, bairro Mário Quintana)
- US São Carlos (Av. Bento Gonçalves, 6670, bairro Agronomia)
- US Navegantes (Av. Presidente Franklin Roosevelt, 5, bairro Navegantes)
- US Camaquã (Rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- US Restinga (Rua Abolição, 850, bairro Restinga)