A Prefeitura de Guarulhos, em São paulo, anunciou na quarta-feira (24) que o zoológico da cidade foi fechado após a confirmação de que um macaco que vivia no local estava infectado pela febre amarela.
De acordo com a gestão municipal, o animal - um sagui - não morreu pela doença, mas, sim, em uma briga com outro primata. Após o óbito, no entanto, testes verificaram que ele portava o vírus. A espécie costuma ser resistente à doença e pode conviver com o patógeno sem desenvolver a febre amarela.
Segundo a prefeitura, nenhum outro macaco do zoológico foi infectado, o que sugere que não há circulação do vírus no local. Mesmo assim, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu fechar o espaço preventivamente, além de realizar outras ações, como "busca ativa de criadouros de mosquitos no entorno do zoológico, orientação à população quanto às medidas preventivas e vacinação dos moradores na área de abrangência local".
Para isso, a Prefeitura de Guarulhos diz ter solicitado ao governo do Estado doses extras para imunizar cerca de 25 mil habitantes da região próxima ao zoológico.