Afetada pela crise que atinge os municípios de todo o país, a prefeitura de São Marcos está com pagamento ao Hospital São João Bosco atrasado. No total, são R$ 528 mil que ainda não foram depositados. O valor se refere aos meses de julho, agosto e setembro.
Conforme o diretor do hospital, Rogério Vitor Soldatelli, o valor serve para a manutenção do plantão noturno do SUS e para o pagamento de médicos. Apesar do atraso, ele diz que os atendimentos estão garantidos por enquanto. A instituição mantém os serviços com dinheiro de caixa próprio. A suplementação, conforme Soldatelli, ocorre com recursos de convênios e particulares.
A prefeita em exercício, Fabiana Dutra de Oliveira, diz que a arrecadação de ICMS e entrada de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) têm ficado entre 10% e 20% abaixo da previsão orçamentária. Segundo ela, isso gera cortes em diversas áreas. Fabiana aponta a saúde como prioridade e diz que existe uma parceria com o hospital para manutenção dos serviços. "Eles sabem que é falta de recurso mesmo e não falta de compromisso", diz.