Mesmo com a inauguração de reformas realizadas no Hospital São Carlos para a instalação da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal, Farroupilha não tem data para que os atendimentos possam começar. A prefeitura encaminhou documentação para que a Unidade seja habilitada junto ao governo do Estado. Mas, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o processo foi encaminhado ao Ministério da Saúde e retornou para que pendências técnicas sejam resolvidas.
Depois de solucionada esta etapa, a habilitação tende a demorar ainda de 6 a 12 meses. A Secretaria Estadual da Saúde ressalta, no entanto, que o contingenciamento de recursos federais faz com que o prazo seja imprevisível. Esse processo promove a verificação das condições das Unidades para garantir o cumprimento de requisitos estabelecidos em portarias ministeriais. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, ele é necessário para o funcionamento de serviços de alta complexidade custeado pelo governo federal com contrapartida do governo estadual.
A inauguração das reformas, iniciadas em janeiro de 2015, ocorre na tarde desta quinta-feira (30). Foram realizadas melhorias no telhado, piso, pintura, instalação de sistema de ar condicionado e oxigêncio, entre outras obras. Os equipamentos para a UCI já foram comprados. Agora, está aberta a licitação para compra de mobiliário. O custo total para essas três etapas é de R$ 800 mil, segundo a secretária Municipal da Saúde, Maria da Glória Menegotto.
Serão 15 leitos disponíveis para atender a demanda regional. A instalação de um espaço para cuidados com recém-nascidos em Farroupilha é uma reivindicação que se arrasta, pelo menos, desde 2008.