A chegada dos primeiros médicos estrangeiros que farão parte do programa Mais Médicos trouxe críticas de alguns setores da sociedade, mas também alívio para alguns prefeitos. É o caso do município de Parobé, no vale do Paranhana. Para lá vai um dos médicos que desembarcou hoje em Porto Alegre.
Leandro Aníbal Cesano, de 31 anos, é argentino, formado há cinco anos pela Universidade Nacional de Rosário e vai trabalhar em uma das Unidades Básicas de Saúde de Parobé. Arranhando um portunhol, Cesano, diz que escolheu o município para ficar mais próximo da namorada e dos sogros. O médico diz que se sente preparado para atuar na cidade e que, mesmo não passando por nenhum teste de revalidação, tem experiência na área:
"Eu me sinto seguro. Eu faço plantão em UTI e durante a minha formação trabalhei com emergência, em ambulâncias e atendimento de acidentes na rua."
Experiência que é comemorada pelo prefeito de Parobé, Cláudio Silva. A cidade com 52 mil habitantes tem 30 médicos para o atendimento na atenção básica. Eles se dividem entre seis Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento, Vigilância em Saúde e o Hospital do Município. Parobé pediu 12 profissionais na primeira fase do Mais Médicos e conseguiu um. Cláudio Silva diz que ainda é pouco, mas afirma que agora, com a chegada do argentino, vai conseguir a primeira equipe de Saúde da Família:
"Nós temos apenas uma UBS com médico que fica 40 horas semanais. Nós prestamos atendimento nas demais com médicos que se revezam, o que impossibilita formar uma equipe de Saúde da Família. Com a chegada do novo médico, poderemos montar a primeira equipe pois ele vai ficar 40 horas na mesma UBS, possibilitando atender às famílias daquele entorno, criando um vínculo com elas."
Os médicos que chegaram hoje ao Rio Grande do Sul fazem parte da primeira turma de médicos formados no Exterior, com diferentes nacionalidades. Eles farão o módulo de acolhimento e avaliação antes de começarem a atuar nas Unidades Básicas de Saúde de 38 municípios gaúchos, em 16 de setembro. Durante as próximas três semanas, 40 profissionais devem fazer o curso na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Gaúcha
Prefeitos comemoram a chegada de médicos estrangeiros e anunciam ampliação dos atendimentos
Primeiros estrangeiros do Mais Médicos chegaram nesta sexta-feira a Porto Alegre
Évelin Argenta
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project