Chegaram no meio da tarde desta sexta-feira (23) a Porto Alegre os primeiros três médicos para trabalhar no programa Mais Médicos, do governo federal. A informação inicial era de que quatro médicos chegariam à capital, mas uma médica argentina não embarcou na aeronave. Um outro médico brasileiro, com formação no país vizinho, já teria chegado ao Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Saúde.
Os médicos que desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho durante a tarde são um argentino, com formação em uma universidade argentina, e uma médica brasileira que fez o curso de medicina no país vizinho. Na chegada, eles conversaram com representantes do Ministério da Saúde ainda no aeroporto.
Os profissionais não irão imediatamente para as cidades para onde foram deslocados. Eles ainda precisam passar por módulo de avaliação de 120 horas, ou três semanas. Nesse tempo, eles terão aulas expositivas, oficinas e simulações de consultas e de casos complexos. Também são realizadas visitas técnicas aos serviços de saúde com o objetivo de aproximar o médico da realidade de trabalho. O secretário da Gestão, Trabalho e Educação de Saúde, Felipe Proença, explica que entes de começarem o trabalho é preciso que sejam aprovados nessa etapa.
"Se não se adaptarem não poderão desenvolver as atividades nos municípios e será feito um plano de avaliação a partir daí. Se não tem condições de desenvolver as atividades nesse primeiro momento, vamos avaliar se esse profissional fica mais um tempo em atividade intensiva ou será desligado do programa."
Os três profissionais que desembarcaram em Porto Alegre nesta sexta vão atuar em Gravataí, Parobé e Uruguaiana. Um deles é o argentino Leandro Anibal Cesano, que vai trabalhar em Parobé. Ele disse que não precisou realizar nenhuma prova de revalidação, mas que tem os conhecimentos necessários para atender pelo programa Mais Médicos.
"Eu me sinto seguro. Eu faço plantão em UTI e durante a minha formação trabalhei com emergência, em ambulâncias e atendimento de acidentes na rua."
Até o final da noite desta sexta-feira e durante todo o final de semana está prevista a chegada de mais seis médicos vindos do exterior. Também estão previstos médicos estrangeiros em Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Entre estrangeiros e brasileiros, serão 119 profissionais atendendo pelo Mais Médicos no Rio Grande do Sul.
Confira o momento da chegada dos profissionais a Porto Alegre: