A manhã desta quinta-feira (8) foi de transtornos para pelo menos 10 motoristas que trafegavam pela BR-116, entre Esteio e Canoas, em direção a Porto Alegre. Buracos na faixa esquerda da rodovia, nas proximidades do km 260, fizeram com que veículos tivessem que parar em razão de pneus furados ou danificados.
A reportagem percorreu o trecho e constatou ao menos três pontos problemáticos, desde as proximidades do Parque de Exposições Assis Brasil. Em um deles, o barulho ao passar de carro chamava bastante atenção.
— Tem uma sequência de três a quatro crateras gigantes. O meu pneu está rasgado e eu vou ter que esperar um guincho para me socorrer. Imagina o risco de vida, vai que um motoqueiro passa por aqui — reclamava o contador Daniel Burlacenko, morador de Estância Velha com destino a Porto Alegre.
Mais à frente, outros dois carros também tiveram que parar. A professora de alemão Daiane Theobald, 25 anos, estava aguardando há mais de uma hora a chegada da seguradora, com outras duas colegas. As três fazem o caminho pela BR-116 todos os dias para dar aula em Porto Alegre, mas não conseguiram evitar o prejuízo.
— Já sabia que tinha buraco na faixa da esquerda e tentei desviar, mas mesmo assim não deu — comentava a motorista.
Zero Hora tenta contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para verificar se há plano de conserto do trecho da rodovia. A região de Esteio passa por manutenção, com desvios sinalizados. No entanto, na área dos buracos que causaram os estragos nesta manhã, não há sinalização para os motoristas.