Assim como já havia acontecido na quarta-feira (28), o Centro Histórico de Porto Alegre voltou a registrar falta de luz nesta quinta (29). Segundo relatos, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em diversas ruas do bairro.
Em nota, divulgada no começo da noite, a CEEE Equatorial informou que "uma falha em um componente da rede subterrânea ocasionou o desligamento de energia". De acordo com a concessionária, "as manobras foram realizadas até as 18h32min, quando todos os clientes da região foram religados" (leia a íntegra abaixo).
Conforme relatos de moradores e comerciantes, o fornecimento de energia ficou oscilando durante a tarde. A luz chegou a ser restabelecida às 16h, mas voltou a cair pouco antes das 17h. Reportagem de GZH percorreu o bairro e verificou pontos sem luz em vias como Júlio de Castilhos, General Vitorino, Vigário José Inácio e Marechal Floriano Peixoto.
As sinaleiras também foram afetadas. Segundo a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), os equipamentos dos seguintes cruzamentos ficaram fora de operação:
- Avenida Júlio de Castilhos x Chaves Barcelos
- Avenida Júlio de Castilhos x Carlos Chagas
- Avenida Borges de Medeiros x Riachuelo
- Avenida Salgado Filho x Marechal Floriano
- Avenida Independência x Coronel Vicente
O que diz a CEEE Equatorial
"A CEEE Equatorial informa que uma falha em um componente da rede subterrânea ocasionou o desligamento de energia verificado hoje à tarde, no Centro Histórico de Porto Alegre. Imediatamente, as equipes da concessionária atuaram para solucionar a ocorrência, registrada no polígono que inclui trechos da Av. Mauá, Rodoviária, Av. Independência, Rua Riachuelo e Av. Borges de Medeiros. As manobras foram realizadas até as 18h32min, quando todos os clientes da região foram religados. A CEEE Equatorial seguirá realizando manutenções preventivas para evitar novas ocorrências, no centro da Capital e em toda sua área de concessão, conforme necessidade de cada região."
Segundo dia com problemas
De acordo com comerciantes do bairro, por volta das 14h de quarta-feira a energia elétrica teve a primeira queda. Eles contam que o fornecimento foi restabelecido às 20h, mas o problema se repetiu nesta quinta.
— Os funcionários passam calor. Tive de liberar um funcionário que teve pressão baixa por causa do calor. Não tem ventilação, não tem ar-condicionado, tudo escuro. O prejuízo é enorme — relata Niclomar Scotta, proprietário da N&N Sex Shop, na Rua Vigário José Inácio.
Na quarta-feira, a falta de energia fez com que comerciantes fechassem as lojas mais cedo que o habitual.
— Ontem (quarta-feira) faltou luz às 14h e não voltou mais. Tivemos de fechar a loja por volta das 18h, estava tudo escuro, não tinha mais condições — conta Júlio Trindande, proprietário da loja de acessórios Rosa Choque, na Avenida Júlio de Castilhos.
Em nota, o Sindilojas informou esteve em fevereiro "com o presidente da CEEE Equatorial e demais entidades a fim de discutir a melhoria na qualidade do serviço e atendimento da mesma" (veja nota abaixo).
Na quarta-feira, o problema na rede subterrânea de energia elétrica deixou cerca de 9 mil clientes da CEEE Equatorial sem luz.
O que diz o Sindilojas
"Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre
O Sindilojas Porto Alegre acompanha com atenção a questão da falta de luz que ocorreu em alguns pontos do centro da capital no dia 28/02. Estamos em contato constante com a empresa responsável pelo fornecimento da energia elétrica e ficamos à disposição de todo e qualquer lojista para mais informações.
Lembramos que, ainda no mês de fevereiro deste ano, estivemos reunidos com o presidente da CEEE Equatorial e demais entidades a fim de discutir a melhoria na qualidade do serviço e atendimento da mesma
Arcione Piva
Presidente do Sindilojas Porto Alegre"