A família do servidor público Cláudio Schmitz, 43 anos, está desde as 11h desta segunda-feira (7) sem água nas torneiras. Moradores de um condomínio na Rua Dona Augusta, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, os familiares de Cláudio não foram os únicos que começaram a semana sem água.
— Moro no Menino Deus há 15 anos e falta de água desse jeito é a primeira vez que eu vejo aqui. Em alguns pontos tem e em outros, não. Se fosse uma ou duas horas, eu até entenderia, mas não é razoável ficar todo esse tempo — questiona o morador.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o problema foi ocasionado por falta de energia elétrica. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus e as Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) Catumbi e 1º de Maio voltaram a funcionar por volta de 17h. Ao todo, 25 bairros e localidades foram atingidos pelo desabastecimento na cidade.
Em 17 dessas regiões afetadas, o serviço está em processo de normalização. São eles: Azenha, Centro, Cidade Baixa, Medianeira, Menino Deus, Praia de Belas, Santana, Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis, Vila dos Comerciários, Jardim Europa, Alto Teresópolis, Vila Orfanatrófio I e II e Cascata.
Permanecem sem energia as Ebats Carlos Gomes e Bordini, afetando o fornecimento nos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Mont’Serrat, Moinhos de Vento, Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras. Conforme o Dmae, as equipes seguem em contato com a CEEE Equatorial para que a energia seja restabelecida, e em prontidão para atender a outras demandas.
Em nota, o Dmae explica que parte do sistema Menino Deus não se restabeleceu devido aos reservatórios das estações de bombeamento terem secado e estarem sem nível para operar após várias horas sem produção e distribuição de água. São elas: Ebats Santa Tereza I, II e III; São Jorge II; Vila dos Sargentos I e II; Nonoai II; Vila Boa Vista e Dolores Duran II.