Definido pelos filhos como um homem a frente do seu tempo, o empresário Airton Rheinheimer, 71 anos, proprietário há quatro décadas do Chipps's Bar e Restaurante, em Porto Alegre, morreu na manhã deste sábado (8). Ele estava internado havia três meses, no Hospital Mãe de Deus, na Capital.
Natural de Rolante, Airton mudou-se com a família para Porto Alegre aos 10 anos. Na década de 1980, abriu o bar com som ao vivo, época das apresentações com voz e violão. Nos anos seguintes, o Chipp's foi crescendo e ganhando clientes fixos. Em 1990, Airton foi um dos pioneiros a incluir pista de dança e DJ's no empreendimento, que fica no bairro Menino Deus.
— A vida dele foi a noite de Porto Alegre. Ele estava sempre à frente do seu tempo. Foi um dos pioneiros na criação das festas flashback. Até porque o público dele nunca deixou de frequentar o local. Pessoas que iam com 20 anos de idade frequentam até hoje, com 60 anos. São clientes fieis. Uma grande família, onde todos se conhecem. O Chipp's é uma das poucas casas noturnas inauguradas nos anos de 1980 que sobrevive até hoje — rememora Tiago.
Pai de Matheus, 25 anos, e Tiago Rheinheimer, 41 anos, Airton era solteiro e seguiu à frente do negócio, mesmo depois de fechá-lo durante a pandemia – nenhum funcionário foi demitido neste período. Os dois filhos, junto com a tia (irmã de Airton), Neides, também atuam na administração do empreendimento. Tiago é o DJ, Matheus e Neides trabalham na parte administrativa.
— Meu pai era um batalhador, uma pessoa honesta e que nunca desanimou, por maior que fosse o obstáculo. Ele sempre deu passos à frente, sempre acreditando — resume, emocionado, Tiago.
Os filhos garantem que a meta é continuar o legado do pai. Airton, além dos dois filhos e da irmã, deixa a neta, Lívia, de dois anos. Ele será sepultado em Rolante, na manhã de domingo (9).