A prefeitura de Porto Alegre decidiu, nesta quarta-feira (28), que a volta às aulas presenciais será acompanhada de um programa de testagem para a covid-19 com professores e demais profissionais das escolas. A testagem deve começar na próxima semana com os educadores das turmas que iniciam as atividades nesta quinta-feira (29).
Os testes aplicados serão do tipo RT-PCR, que identificam pessoas que estão com o vírus ativo. A expectativa da Vigilância da Saúde da Capital é testar o primeiro grupo de funcionários da educação, que soma cerca de duas mil pessoas, entre segunda (3) e quarta-feira (5).
— Ficou definido, a pedido do prefeito Sebastião Melo, que vamos testar todos os colaboradores das escolas. Vamos ter um marco zero: testa todo mundo e evita, de arrancada, surtos e fechamentos de escolas — disse Fernando Ritter, chefe da Vigilância da cidade.
Os detalhes do programa de testagem serão divulgados pela prefeitura até o fim desta semana. Ainda está sendo avaliado se os profissionais irão até postos de saúde ou se a colega de material será feita no ambiente escolar, para aqueles que já voltam às salas a partir desta quinta.