Bem como nas estradas do Rio Grande do Sul, que seguem tranquilas nesta quinta-feira (24), início do feriado de Natal, o movimento também é baixo na Estação Rodoviária de Porto Alegre. De acordo com a administração local, o número de passageiros caiu para 40% em relação ao ano passado, em decorrência da covid-19.
Segundo o gerente de operações do local, Jorge Rosa, a movimentação em 2019 foi de 75 mil pessoas para diversas regiões do RS. Neste ano, a previsão é de apenas 20 mil. Ainda há passagens para todos os destinos.
— Imagina, manhã de Natal e ninguém por aqui. Esse salão vazio é triste. Nosso sentimento geral é de tristeza grande, nunca se passou por uma situação dessa. Nós já passamos por outras crises, mas nunca igual a essa — disse o gerente, que já atua há mais de 40 anos no local.
Em relação aos horários diários, a rodoviária disponibilizava 640. Agora, são apenas 290.
Segundo Jorge, há horários extras — cerca de 80 ônibus — para atender a demanda de passageiros que vão deixar a Capital, mas "nada comparado ao movimento dos outros anos". Apenas em 2019, foram 350 horários a mais.
Protocolos como uso de máscara e higienização constante das mãos, orientações de autoridades sanitárias, devem ser seguidos pelos passageiros durante as viagens.