Uma fissura no trilho e um atropelamento com morte causaram transtornos aos usuários do Trensurb na manhã desta quinta-feira (27). Houve atrasos nas viagens, e trens e plataformas ficaram lotados. A situação já foi normalizada.
As baixas temperaturas registradas na madrugada deixaram um trilho partido na altura da Estação Farrapos, em Porto Alegre. Com isso, os trens operaram em via única entre as estações São Pedro e Aeroporto, das 5h30min às 9h10min.
Além disso, um atropelamento na via, entre as estações São Leopoldo e Unisinos, provocou lentidão na operação na região do Vale do Sinos. A situação foi normalizada no local por volta das 11h20min.
A Trensurb não confirma as circunstâncias da morte, mas informa que se trata de um homem. O delegado Ivair Matos, da Delegacia de Homicídios de São Leopoldo, descarta acidente ou homicídio. A vítima, que não teve o nome confirmado, é natural de Uruguaiana e tinha 24 anos.
Muitos usuários não conseguiram acessar os trens, que já chegavam lotados às estações. A cozinheira Jocelia Kmeck, 51 anos, deveria chegar ao trabalho às 8h, mas, às 9h, ainda estava dentro do trem, na altura da estação Anchieta.
— O pior é eles não avisarem nada. Nunca avisam. Não sei porque fazem isso. É um total descaso — reclamou.