Arrecadar 270 mil peças de roupas até o dia 15 de agosto é o objetivo da Campanha do Agasalho 2019, lançada nesta sexta-feira (24), no Paço Municipal, em Porto Alegre. Para que todos possam acompanhar o andamento da campanha, a meta desta edição foi materializada: um tanque de bolinhas instalado na Praça Montevidéu servirá de medidor dos donativos — cada uma equivale a um agasalho doado.
— Esperamos que as pessoas doem roupas de inverno, mas, principalmente, roupas de crianças. E que não seja um descarte, mas uma peça em condições de uso. Que façam com o coração, com solidariedade, para aquecer quem mais precisa — disse a secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Gerhard.
Quem passa em frente à prefeitura já pode ver o colorido das primeiras doações na estrutura montada em frente ao prédio histórico. Desde o pré-lançamento da campanha, ocorrido em abril, já foram arrecadadas 47 mil peças — as bolinhas correspondentes, que devem ser doadas a creches municipais ao final do período, já foram despejadas.
Diferentemente de outros anos, as roupas arrecadadas em 2019 serão entregues às instituições beneficiadas ainda durante a campanha — até agora, 46 mil peças foram encaminhadas. Cada beneficiado deve receber, em média, cinco peças.
Para o prefeito Nelson Marchezan, a ação é importante para viabilizar a ação das entidades que atuam no município:
— Nós sabemos que tem muita gente que ajuda e quer contribuir mais, mas não tem como. Estamos aqui de forma muito clara dando condições para isso — disse o prefeito.
Nesta edição, a solidariedade dos porto-alegrenses deve ser recompensada. A prefeitura planeja promover apresentações musicais em comemoração aos montantes arrecadados. Ainda não há atrações previstas. A lista completa dos pontos de coleta pode ser conferida neste link.