As obras da Corsan para recuperação de uma adutora rompida causam transtornos aos moradores de Gravataí nesta quarta-feira (29). Os serviços são feitos na RS-030, no bairro Parque dos Anjos, e provocam congestionamento na rodovia.
Há 33 bairros sem água na cidade. Conforme a Corsan, a adutora rompeu na terça-feira (28) devido à força da chuva que atingiu o município.
O equipamento fica embaixo da ponte do arroio Passo dos Ferreiros, que faz parte da bacia do Rio Gravataí. O arroio encheu e fez desmoronar os largos canos de ferro. Um poste também acabou caindo na água.
Durante a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, a companhia trabalhou e conseguiu retirar a máquina da água, colocá-la sobre a ponte, fazer a solda e parafusá-la.
O próximo trabalho é recolocar a estrutura em seu local. Por isso, o trânsito nas pontes será totalmente bloqueado entre 9h e as 10h. Somente ambulâncias e carros oficiais poderão circular no período.
A obra deve ser finalizada logo após o meio-dia. A expectativa da companhia é conseguir normalizar o abastecimento de água nas primeiras horas da noite em todos os bairros da cidade.
Os trabalhos da Corsan acontecem no mesmo local onde a ponte está sendo duplicada. Por isso, há cones na faixa e buracos, fazendo com que os motoristas reduzam a velocidade no local, provocando longas filas.
A ponte é essencial na ligação entre o centro da cidade e o Parque dos Anjos, além de grandes fábricas como a General Motors e a Pirelli. A obra de duplicação está prevista para terminar em outubro.