A previsão de um ciclone extratropical na costa do Estado neste final de semana colocou a prefeitura de Porto Alegre em alerta. Representantes da administração municipal se reuniram no Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) nesta sexta-feira (26) para discutir medidas — participaram órgãos como Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Defesa Civil e Guarda Municipal.
Conforme a meteorologia, a Capital deverá ser afetada pelo ciclone na tarde deste sábado (27), com rajadas que podem chegar a 80 km/h. Nesta sexta-feira, um centro de baixa pressão avançou entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e provocou instabilidade em Porto Alegre.
Esse centro deve se aprofundar e dar origem ao ciclone na costa do sul do Brasil. Desde a madrugada de sábado, as rajadas mais fortes atingem o sul gaúcho e, ao longo do dia, especialmente à tarde e à noite, o vento aumenta na área da Lagoa dos Patos, nos Vales, na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte.
Equipes da EPTC estão preparadas para ações de bloqueio e desvios, e a Secretaria de Serviços Urbanos terá um plantão para atender a possíveis situações de emergência. Conforme a meteorologia, ciclones extratropicais são fenômenos típicos de primavera, e este não deverá estar entre os mais fortes a atingir o Estado nos últimos anos.
No domingo, o fenômeno deve dissipar.