Porto Alegre

Câmara Municipal

Vereadores aprovam projeto da prefeitura para pagamento do 13º dos servidores

O impacto financeiro da lei tem estimativa mínima de R$ 15,5 milhões

GZH

Luiza Dorneles / Divulgação/CMPA

 A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta segunda-feira (18), projeto de lei do Executivo que prevê o pagamento da indenização pelo atraso do pagamento do 13º salário aos servidores. O projeto foi protocolado em 13 de dezembro, e teve mensagem retificativa incluída nesta segunda-feira (18). A proposição autoriza o município a indenizar os servidores públicos e agentes políticos que anteciparem o 13º salário com empréstimo bancário.

O Banrisul disponibilizará linha de crédito para antecipar o correspondente ao valor líquido da gratificação. Os servidores públicos ativos, inativos e pensionistas receberão o valor referente à gratificação, que será acrescido de indenização. Se a opção do funcionário for a de contratar o empréstimo em outra instituição bancária, o valor indenizado será a correção monetária pelo IPCA + 1% de juros ao mês.

As despesas decorrentes da aplicação da lei sairão do orçamento do município. O impacto financeiro da lei tem estimativa mínima de R$ 15,5 milhões, considerando a correção pelo IPCA mais juros de 1% ao mês. A medida vale também para servidores vinculados a estatutos próprios e para os agentes políticos do município.

O servidor que optar por não antecipar o valor referente à gratificação natalina junto à instituição bancária, receberá da prefeitura a gratificação parcelada em 10 vezes, a partir de fevereiro de 2018, medida que também será acrescida de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais de 1% ao mês.

A Secretaria Municipal da Fazenda justifica que a medida decorre da grave situação das contas públicas de Porto Alegre, agravada pelo aumento das despesas de Pessoal acima do crescimento da Receita.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00