Em paralelo à multiplicação de opções gastronômicas no eixo junto ao Colégio Militar, em Porto Alegre, um grupo de artistas colabora, desde 2011, para a transformação visual da Rua Vieira de Castro. Instalada inicialmente como Musgo Design, reunindo artistas, arquitetos e designers, a Casa Musgo ganhou destaque à esquina da via que desemboca na Redenção com a Avenida Venâncio Aires.
O negócio, que desde 2016 funciona como estúdio, galeria de arte e moradia de dois dos três artistas que trabalham no local, restaurou o casarão antigo, onde já funcionaram um bar e, mais antigamente, uma malharia, dando a ele cara de atração turística. Ilustrações que ocupam toda a fachada atraem a atenção — e não raro sessões de selfies — de quem passa pelo local.
— A casa estava deteriorada, e a deixamos bem original. Mas no começo era um escritório, não aberto ao público. Acredito que a gente ajudou a somar, a embelezar a rua, devagarinho. Pintamos o cordão da calçada, deixamos a rua florida, colocamos bancos. Queríamos revitalizar a rua — conta o fotógrafo e diretor da Musgo, Rodrigo Marroni.
Para contribuir com o processo de melhoria da via, os artistas organizaram, no ano passado, duas edições de um evento aberto ao público, a Travessa Cultural Redenção. Realizadas no sábado, das 8h às 21h, atividades fecharam a Vieira de Castro com atrações culturais diversas, que tinham objetivo de promover a integração de moradores, comerciantes e frequentadores do bairro — uma nova edição está sendo planejada para dezembro.
Dos poucos moradores da quadra, Marroni acredita que a presença dos cafés, bares, restaurantes e outros empreendimentos que atraem pessoas ao entorno, ao seu ver, ajudaram a melhorar a sensação de segurança no local — onde, anos atrás, o movimento era escasso, e os assaltos, frequentes.
— Acho legal a adesão dos comerciantes, porque não tem muitos moradores, então é bacana ter eventos, atividades, comércio. O pessoal viu que dá certo. Nós mostramos carinho pela rua, e isso vai criando um ar aconchegante. Queremos transformar esse espaço em algo que estimule as pessoas a viverem melhor, sentarem, conversarem. Inspiração é muito importante, e é uma das palavras que está deixando a rua diferente: ela está inspirando coisas nas pessoas. E acho que vai inspirar mais ainda — comemora.