Moradores da região do Bairro Humaitá podem descartar materiais que não são recolhidos na coleta comum na unidade de destino certo inaugurada nesta quinta-feira (13), na Avenida José Aloísio Filho, 780. Chamado também de Ecoponto, o local receberá resíduos como caliça, pneus, sucata e eletrônicos, com exceção de produtos perigosos, químicos e tóxicos.
Com a inauguração, oito unidades estão em funcionamento em Porto Alegre. O atendimento ocorrerá de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana espera que a unidade seja uma das mais utilizadas, devido à grande quantidade de lixo descartado em lugares irregulares na região.
O DMLU também prevê a abertura de mais um ecoponto, na Avenida Princesa Isabel, até o fim do ano. Segundo o diretor-geral do departamento, Gustavo Fontana, estes locais são parte da estratégia para reverter o gasto com o recolhimento de lixo em áreas inapropriadas.
Uma reportagem realizada pela Rádio Gaúcha nesta semana mostrou que o DMLU ainda gasta por mês R$ 880 mil recolhendo este tipo de material. Por dia, são 500 toneladas de resíduos retiradas das ruas, o que equivale a metade do que é levado pela coleta domiciliar.
Incentivo à leitura
Dentro da unidade Humaitá, uma geladeira foi transformada em estante para abrigar livros destinados à população. Os materiais podem ser doados e retirados por quem visita o ecoponto. A iniciativa já é implantada em outras unidades da cidade, e evita que livros sejam descartados no lixo comum.