O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre apresentou, na tarde desta quinta-feira (14), os novos contêineres de lixo da cidade, que começaram a ser substituídos hoje. Foram demonstradas a coleta e a forma de higienização dos equipamentos, que recebem o lixo orgânico. O caminhão iça o contêiner e recolhe para dentro do compartimento, onde jatos de água fazem a limpeza. Mangueiras também permitem a higiene da parte externa do contêiner e também da calçada.
Os equipamentos antigos foram instalados em 2011. A troca está sendo feita pela empresa RN Freitas, vencedora do pregão eletrônico feito em novembro de 2015. Nesta primeira etapa, ocorrerá a substituição de 1.200 equipamentos nos bairros Centro, Cidade Baixa e Praia de Belas (até avenida Ipiranga).
Os novos contêineres foram fabricados na Itália. A empresa vencedora do pregão disponibilizou duas lavadoras, o que vai aumentar a frequência de higienização dos contêineres para uma vez por semana. Hoje, a limpeza é feita a cada 15 ou 20 dias, dependendo do estado do equipamento.
O que pode ser descartado nos contêineres?
Resíduos de origem vegetal ou animal e também rejeito. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de vegetação, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, dejetos de animais domésticos, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana e rolhas de cortiça.
Desrespeito à norma é infração grave
O descarte de resíduos recicláveis nos contêineres é considerado infração grave, que gera multa de R$ 2.628,07, conforme o Código Municipal de Limpeza Urbana.