A proposta de implantação da ciclovia na Avenida José de Alencar, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foi apresentada nesta sexta-feira à população pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Cerca de 30 pessoas estiveram no salão da Igreja Menino Deus para conhecer o projeto de 1,4 quilômetro de ciclovia, passando também por trechos das ruas Saldanha Marinho e Gonçalves Dias, até a Avenida Erico Verissimo.
– Apresentamos a proposta, mas houve polêmica em alguns pontos. Diante disso, faremos todas as alterações possíveis sugeridas pela comunidade para em duas semanas levar o novo projeto a conhecimento da população – explica o gerente de Projetos Especiais da EPTC, Antônio Vigna.
A ciclovia, no projeto apresentado, segue junto ao meio-fio no sentido da via e, em alguns pontos, avança sobre o passeio público. Conforme Vigna, este é um dos pontos que geraram polêmica, pois muitos ciclistas não querem que as bicicletas disputem espaço com os pedestres. Também houve quem reclamasse da falta de iluminação em alguns trechos. A intenção da EPTC é iniciar a implantação ainda neste ano.
– A ideia da ciclovia é reorganizar a circulação e ampliar a cara de vizinhança que há na José de Alencar – conclui Vigna.
* Zero Hora