O Mercado Público de Porto Alegre completa 146 anos neste sábado. Considerado um dos principais símbolos da cidade, o prédio histórico ainda sofre as consequências do incêndio ocorrido em julho de 2013.
As obras de recuperação do segundo andar estão em andamento, mas não há prazo para finalização. Um dos maiores impasses foi localizar um modelo de telhas semelhante ao que foi utilizado na construção original. As informações são da Rádio Gaúcha.
- Foram oito meses para encontrar o fabricante das telhas, porque era necessário manter a original. Agora que foi encontrado e há um tempo para fabricação. Não quero estipular um prazo (para conclusão), até para não criar uma falsa expectativa - explica o vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo, responsável por acompanhar o andamento da reforma.
SLIDER: veja como estão os locais do Mercado Público atingidos por incêndio
Produtos do Mercado Público passar a ser vendidos também pela internet
Além da conclusão do telhado, é necessário recuperar a rede elétrica e de refrigeração, instalar dois elevadores e fazer a limpeza da cobertura. Até agora, segundo a prefeitura, foi executada a restauração da parte atingida pelo fogo, o reboco das paredes internas, a troca de esquadrias e de pisos, a estrutura das salas e a recuperação dos banheiros.
Conforme Melo, a maior parte da verba necessária para a reforma já está assegurada. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do governo federal, garantiu R$ 19,5 milhões. Metade do valor já foi recebido. Para complementar o orçamento necessário, a prefeitura tentará recuperar cerca de R$ 6 milhões referentes ao seguro do prédio.
Estudo avaliará riscos do Mercado Público para evitar novos incêndios
Leia outras notícias de Porto Alegre
Enquanto as obras não são finalizadas, as bancas e restaurantes que estavam localizados no piso superior, atingido pelo fogo, foram instaladas no Espaço de Eventos, no térreo, anteriormente utilizado para feiras e exposições.
Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979. O prédio, que resistiu à grande enchente de 1941, sofreu quatro incêndios - em 1912, 1976,1979 e 2013.
* Rádio Gaúcha