O número de casos de dengue em 2015 no Estado cresceu 45% em uma semana. Já são 179 confirmados, sendo 136 autóctones (contraídos no Estado) e 43 importados. O total foi divulgado na terça-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O balanço da semana passada, contabilizava 123 pessoas infectadas pela doença. As informações são da Rádio Gaúcha.
Número de casos de dengue dobra no RS no primeiro trimestre
Um quarto dos municípios gaúchos tem infestação do mosquito da dengue
O município com maior número de casos confirmados segue sendo Caibaté, nas Missões. Desde o último relatório da secretaria, 26 pessoas contraíram a doença, aumentando o total para 84. Todos os casos na cidade são autóctones.
A Região das Missões possui o maior nível de infecção, com a confirmação de 101 casos. O município de Santo Ângelo registrou a primeira morte autóctone no Rio Grande do Sul: foi uma mulher de 41 anos que morreu no dia 22 de março. O governo instalou um gabinete de crise na região para definir estratégias de combate à doença. Até o momento, 140 municípios têm infestação pela dengue.
A cidade de Panambi é a segunda com o maior número de casos, que aumentou de 21 para 25 em uma semana. Herval Seco, que não apresentava pacientes com a doença no último balanço da secretaria, agora teve a confirmação de 14.
Em Porto Alegre são 13 pacientes com a doença. Nesta terça, um total de 82 imóveis - 26 no Centro Histórico e 56 no bairro Bela Vista - recebeu aplicação de inseticida em dois Bloqueios de Transmissão da dengue. A ação foi realizada nas proximidades da residência e do local de trabalho de dois pacientes que tiveram contraíram o vírus.
O total de pacientes infectados, até agora, pela dengue em 2015 é maior que no ano passado, quando havia 53 casos confirmados até o fim de março.