Neste sábado ocorre a segunda noite dos desfiles do Carnaval no Porto Seco em Porto Alegre. Nos vídeos abaixo, confira a apresentação dos enredos das escolas da Capital que entram na avenida hoje:
Leia todas as notícias de Carnaval
Em vídeos, veja como foi a primeira noite dos desfiles no Porto Seco
Saiba quais foram os destaques de cada escola de Porto Alegre
Unidos Vila Isabel
Copos de cerveja gigantes estão entre os simbolismos escolhidos pelo carnavalesco Sandro Rauly para homenagear os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. Com a mesma inspiração da Portela, que também dedicou seu samba à cidade maravilhosa, a escola de Viamão propõe um passeio pela conquista da capital fluminense, desde a disputa entre europeus e indígenas à chegada da família real, passando pelas belezas naturais e pela transformação da cidade aos moldes de Paris. Mostra ainda o surgimento do Morro da Providência (a primeira favela carioca), a boemia dos bordéis, as praias e o esporte, culminando nos pontos turísticos e no Rio dos grandes eventos, como os Jogos Olímpicos.
Embaixadores do Ritmo
Na escola dirigida pelo presidente Gustavo Giró, o tema da sustentabilidade sai do enredo e vai para a prática. O reaproveitamento das fantasias da escola Império da Casa Verde, de São Paulo, que em 2014 teve o mesmo tema, suscita polêmica nos barracões. Por isso, Giró optou por não mostrar seus carros antes do desfile deste ano. Mesmo assim, garante que a reutilização das fantasias e o trabalho que foi realizado desde abril para embelezar as alegorias não diminui a originalidade do desfile. Pelo contrário: segundo ele, "agrega valor e impulsiona a escola a ser candidata ao título".
Veja o horário dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre nesta sexta-feira
O que fazer com as crianças no Carnaval em Porto Alegre
Imperadores do Samba
Na abertura, as trevas, a luz e a explosão do universo reunidos em um só carro. No fechamento, os opostos que se atraem: Grêmio e Inter, Caprichoso e Garantido, Bambas da Orgia e Imperadores do Samba. No meio do caminho, alegorias que representam os quatro elementos da natureza, as lendas africanas e a evolução histórica desde o homem das cavernas até os seres de outros planetas. Essas são as apostas de Sílvio de Oliveira para levantar o público nas arquibancadas.
Tudo o que você precisa saber para curtir o Carnaval em Porto Alegre
Manual prático de como sobreviver à maratona de festas do Carnaval
Império Zona Norte
Com o know-how de quem tem 40 anos de experiência em Carnaval, os sambistas da escola da Sertório levam para a avenida alegorias que homenageiam o continente negro. Desta vez, o enredo é dedicado à Nigéria e ao surgimento da religião afro. Liderado por carnavalescos "das antigas", o trabalho ganhou corpo nos últimos 25 dias e tem como destaque carros com elefantes gigantes e integrantes de povos aborígenes.
Seis dicas de como se preparar para o carnaval e como se alimentar durante os dias de festa
Imperatriz Dona Leopoldina
Deixando de fora a conotação política da terra de Fidel, inclusive sem mencionar a queda do embargo norte-americano, o carnavalesco recém-chegado do Rio Leandro Valente retrata as singularidades de Brasil e Cuba. Entre as dualidades, Valente destaca as comparações de candomblé e santeria, samba e rumba, cachaça e rum, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Señora de La Carid. Profissionais do programa Mais Médicos, esportistas e figuras míticas, como Che Guevara, estarão representados nas alegorias.
Por dentro dos barracões
Saiba o que esperar dos desfiles da segunda noite de Carnaval no Porto Seco
Confira nos vídeos a seguir, carnavalescos e presidentes das escolas apresentando os enredos do Carnaval 2015
GZH faz parte do The Trust Project