O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) determinou a instauração de uma Inspeção Extraordinária na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O objetivo é esclarecer indícios de que duas prestadoras de serviço contratadas pela EPTC não tenham passado por processo licitatório. A ação vai abranger o período entre 2011 e 2014.
Conforme o TCE, as empresas Segurança e Transporte de Valores Ltda (que recolhe moedas de parquímetros) e a Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda (responsável pela manutenção dos parquímetros) podem apresentar inconformidades.
Procurada por Zero Hora, a EPTC não confirmou se lançou editais para licitar o serviço e limitou-se a dizer que encaminhará todos os documentos necessários ao TCE e afirmou que está à disposição para esclarecimentos.
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Parte dos parquímetros de Porto Alegre segue fora de operação
Como o contrato com a empresa responsável pelo recolhimento das moedas dos parquímetros da Capital (a mesma que terá o contrato inspecionado pelo TCE) se encerrou, quatro em cada cinco aparelhos de Porto Alegre estão há mais de uma semana fora de funcionamento. O motivo é o esgotamento dos cofres onde as moedas estão depositadas. Os compartimentos estão cheios e, como não há quem os esvazie, o parquímetro acaba travando.
Até o início de fevereiro, uma empresa deve ser designada, por um ano, para realizar o recolhimento das moedas.
* Zero Hora
Porto Alegre
TCE inspecionará EPTC para apurar dispensa de licitação para parquímetros
Tribunal irá esclarecer indícios de problemas na contratação de empresas responsáveis pela manutenção de parquímetros
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: