Dezenas de mães se encontrarem em um dos principais parques de Porto Alegre na manhã deste sábado (09) para alertar sobre a importância da amamentação. A Hora do Mamaço, como foi batizado evento, também usou o espaço público do Parque Moinhos de Vento para protestar pelo direito de amamentar os bebês sem constrangimento.
O ato na capital gaúcha comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno, lembrada em 175 países entre 1º e 07 de agosto. No Brasil, um estudo divulgado nessa semana mostra que o aleitamento materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, número maior do que o evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico.
Além dos benefícios para os bebês, o aleitamento materno até os dois anos de idade também traz benefícios para a vida adulta. Conforme a nutricionista e consultora internacional em amamentação, Rosane Baldissera, o leite materno tem a capacidade de reduzir as chances de doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer em adultos. “Os estudos da Ciência da Amamentação são muito recentes, mas eles mostram os benefícios à longo prazo, além dos benefícios à curto prazo, como o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê”, explica.
Se as vantagens para o bebê são conhecidas, o leite materno também é importante para a mãe. Segundo a especialista, a cada ano de amamentação do bebê, as chances de desenvolvimento de câncer de mama e de ovários são reduzidas em 50% nas mulheres.