Começaram os testes nas sinaleiras do Centro de Porto Alegre. Desde a noite dessa segunda-feira, os semáforos para pedestres da região central da cidade tiveram o tempo estendido para 30 segundos. Com mais tempo fechado para os veículos, a travessia dos pedestres pode ser feita com mais calma.
No entanto, a mudança causa transtornos para motoristas e passageiros de ônibus em diversos pontos de Porto Alegre. Entre eles, a Rua Ramiro Barcelos, o Túnel da Conceição, no sentido Centro-Bairro e as avenidas Ipiranga, Azenha, Borges de Medeiros e João Pessoa.
Segundo avaliação preliminar da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os congestionamentos são mais expressivos da manhã desta terça-feira do que nos demais dias, e a causa apontada é justamente o teste nos semáforos. O tempo de percurso dos ônibus está sendo monitorado, mas ainda não há um balanço oficial do impacto da medida no transporte coletivo.
Confira no mapa como está a situação do trânsito no perímetro de teste
A alteração, que segue até quarta-feira, envolve desde a Avenida Ipiranga até a Rua Ramiro Barcelos, passando pelos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Santana e Azenha. Entre as principais vias incluídas para o teste estão a Avenida Ipiranga, Osvaldo Aranha, Mauá e Independência.
A medida integra a Lei do Estatuto do Pedestre, aprovada pela Câmara de Vereadores. A medida será analisada pela EPTC e encaminhada ao prefeito José Fortunati. Se aprovada, será sancionada.
Entenda como o tempo dos semáforos é estipulado:
- O cálculo desse estudo leva em conta o fluxo de veículos na via, o volume de pessoas que atravessa naquele ponto e o tempo médio de deslocamento e até a largura da rua.
- Este tempo leva em consideração a velocidade média de 1 metro por segundo para que a via seja atravessada por uma pessoa, conforme Vanderlei Cappellari. Por exemplo, se uma via tem 7 metros de largura, o tempo mínimo tem de ser de 7 segundos. Ainda há o acréscimo de três segundos de segurança (quando pisca o alerta vermelho para o pedestre)
- Hoje, na Capital, o intervalo para travessia varia entre 7 segundos e 1 minuto e 13 segundos
- No cruzamento das avenidas Siqueira Campos e Borges de Medeiros, por exemplo, o tempo da sinaleira normalmente é maior. Entre as avenidas Ipiranga e Erico Verissimo, há movimento intenso de carros, mas menos pedestres. E, desta forma, o tempo é menor.
Estatuto do Pedestre:
- É um projeto do vereador Nereu D'Ávila (PDT) que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em fevereiro
- O estatuto prevê assembleias com associações para discussão de problemas de trânsito.
- Cria um conselho para reivindicação e discussão de questões de trânsito.
- Ouvidoria: estabelece órgão oficial para reclamação e colaboração.
Confira no vídeo como ficou a situação dos pedestres com o teste:
Veja ao vivo a situação do trânsito na região central de Porto Alegre
30 segundos
Teste em sinaleiras de pedestres causa impacto no trânsito da Capital
Pontos como Avenida Independência, Borges de Medeiros e Mauá apresentam lentidão maior do que o normal na manhã desta terça-feira
Débora Ely
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