Os dois primeiros médicos habilitados a atuar na rede de saúde pública de Porto Alegre conhecem nesta segunda-feira (23) os locais de trabalho. A primeira profissional, a argentina Marcela Cynthia Chwe Steiger, foi apresentada nesta manhã. Formada na Universidade de Buenos Aires, ela irá atuar na unidade de saúde do Morro dos Sargentos, bairro Serraria, Zona Sul da Capital. Tímida, a médica falou pouco.
"Para mim, como médica de família, é uma ótima oportunidade e espero servir bem a todo o povo brasileiro. Só quero trabalhar. O curso preparatório foi suficiente, eu melhorei muito o meu português também", diz Marcela
A unidade de saúde do Morro dos Sargentos deveria ter dois médicos. Mas está sem nenhum profissional há dois meses. A dona de casa Lúcia Guimarães diz não se importar com a nacionalidade da médica. "Atendendo bem, é a única coisa que a gente quer, não precisa saber o que está falando. Entendendo os nossos problemas é o importante", afirma.
Outra moradora do bairro, Rosalina Vena afirma que a falta de médicos no posto é constante. "Vou dar os parabéns para ela e faço votos que ela dure bastante, porque são poucos os que duram aqui", reclama Rosalina.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde e um dos coordenadores do programa Mais Médicos, Mozart Sales, o programa está pautado na solidariedade. "Esse programa tem tido plena compreensão da população brasileira. É um programa que tem entre suas principais matrizes a solidariedade e a capacidade de prestar atendimento à população brasileira, 74% das pesquisas se mostram plenamente favoráveis", diz o secretário do Ministério da Saúde.
Outro profissional que conhece nesta segunda-feira o local de trabalho é o hondurenho Walter Rivera. Ele irá atuar na unidade de saúde da família Mato Sampaio, na vila Bom Jesus. Segundo a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, os profissionais devem começar a atender na semana que vem. Ao todo, o Rio Grande do Sul deve receber 47 médicos para atuar em 24 cidades.
Gaúcha
Primeiros médicos estrangeiros que vão atuar em Porto Alegre conhecem locais de trabalho
Profissionais vieram através do programa "Mais Médicos" e também receberam registro provisório
Paulo Rocha
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: